A tabelinha é um método contraceptivo (pelo menos é o que dizem por aí). Esse método consiste em não ter relações sexuais quando a mulher está no seu período fértil e é indicado somente às mulheres que possuem um ciclo menstrual regular.
O ciclo menstrual tem 28 dias e a o ovulação acontece por volta do 14º dia. Como a ovulação tem uma margem de erro de 5 dias então a mulher deve evitar relações do 9º ao 19º dia do ciclo, ou seja, em 28-11=17 dias do mês ela poderá fazer o que quiser, certo? Errado! Temos que levar em conta a menstruação que dura, em geral, uma semana. Portanto, a mulher pode manter relações em 18-7=11 dias, certo? Errado! Depois da ovulação, temos a TPM. Este período é o mais delicado (para os homens). Depois que as mulheres ovulam, a produção dos principais hormônios femininos começa a cair e a elas tornam-se instáveis (vão do choro ao riso em segundos). Como este período começa logo após a ovulação, é natural que dure do 15º ao 28º dia do ciclo. Porém, como a queda dos níveis de hormônios não é tão rápida (nem todo mês), temos que a TPM dura por volta de 7 dias. Logo, a mulher consegue manter relações em 11-7=4 dias do ciclo, certo? Errado! Estes 4 dias são aqueles logo após a menstruação ir embora e, neste período, quem não quer é homem pois está exaurido de tanto limpar lágrimas/brigar/satisfazer os desejos gustativos da TPM.
Depois de fazer as contas, nota-se que não sobrou nenhum dia, certo? Errado! Pois o ciclo menstrual tem 28 dias mas o mês tem até 31. Fevereiro: Sem chance! A menos que o ano seja bissexto. Nos demais, a mulher tem 31-28=3 dias, certo? Errado! Estes são os dias em que o casal visita os parentes.
Em resumo, este método serve somente para a concepção e não para a prevenção. Aliás, note que tal método é o melhor para contracepção uma vez que não permite ao casal a menor chance para engravidar e nem mesmo copular
sábado, 27 de agosto de 2011
Assinar:
Comentários (Atom)
