segunda-feira, 27 de abril de 2009

Matemáticos e a Ignorância

Sempre me recordo do que o personagem Cypher (Joe Pantoliano) do filme "The Matrix" disse: "A ignorância é uma benção". Será que realmente a ignorância é a melhor escolha?
Bem, na mesma hora me lembro de uma frase do Marcelo Gleiser em seu livro - A dança do Universo: "Conhecimento não necessariamente significa sabedoria mas a ignorância, definitivamente, não é uma boa opção".
Bem, um matemático sempre fica com a frase do Gleiser. Nós estudamos muito para usar pouco. Às vezes, lemos um livro inteiro durante dias, relemos e não usamos a sua teoria em nada. Porém, a falta de conhecimento sobre determinado assunto nos corroe e precisamos saber se, de fato, não precisamos daquilo.
Todavia, quando descobrimos que determinado assunto é necessário para nossa sobrevivência, estudamos o assunto não por dias mas por uma vida inteira. Nem sempre os resultados são tão surpreendentes mas faz parte do jogo. Como disse o Huntley em "A Divina Proporção": "A montanha pariu e deu a luz a um rato".Em resumo, quero dizer que, independente do assunto, a falta de conhecimento nos traz consequências drásticas a nossa vida e devemos arcar com elas caso sua escolha seja a ignorância. Faça sua escolha!

Um comentário:

  1. Ora, existem outros conhecimentos bem mais intrigantes que a matemática! (y)

    ResponderExcluir